Tudo tem um princípio e tudo começa por algo, por mais pequeno ou grande que seja
Fundada nos USA há mais de 75 anos, a POPAI GLOBAL expandiu-se à Europa através de França, que durante muitos anos liderou a POPAI EUROPE, à qual muitos países Europeus aderiram, até se começarem a tornarem independentes e desenvolverem localmente a sua atividade, caraterística impar da POPAI, no estudo, pesquisa, formação e conhecimento do Marketing no Ponto de Venda. França celebra assim já este ano, o seu 50o Aniversário dos POPAI AWARDS (antigos POPAI AWARDS Europe), o melhor prémio de reconhecimento da excelência da comunicação no Ponto de Venda.
Portugal não fugiu à regra, sempre desejou ter a sua Delegação, e conseguiu ao fim quase 20 anos de esforço local, reunir o grupo mínimo inicial necessário para constituir o seu próprio Chapter, constituindo em 2008 a POPAI PORTUGAL, que comparativamente a muitos dos mais de 40 países onde a POPAI está presente, leva ainda os seus primeiros passos.
Os POPAI AWARDS Portugal, foram por isso e desde 2010, um objectivo primordial para dar o devido reconhecimento na nossa indústria de comunicação no Ponto de Venda.
Mas a nossa dimensão em termos de País é pequena, e comparada por exemplo com uma POPAI “Benelux” onde pelo mesmo motivo, se unem a Bélgica, Holanda e Luxemburgo afim de criar massa crítica, a nossa primeira ideia foi criar também pela primeira vez, em conjunto com a POPAI ESPANHA, os POPAI AWARDS IBÉRIA, onde se alternassem anualmente os locais de realização dos Prémios entre Portugal e Espanha.
Esse projeto e ideia, levou a um trabalho mais extenso, que embora apoiado inicialmente em Portugal por uma prestigiada agência Ibérica para tudo o que respeitava ao apoio logístico e de comunicação, foi necessário adaptar o regulamento aos interesses de ambos os Países, levando a mais de um ano de sucessivas negociações, que infelizmente terminaram no abando deste projeto pela parte dos Espanhóis, que embora bem mais antigos que Portugal, nunca até hoje realizaram os seus POPAI Awards.
A determinação deste pequeno País onde vivemos, não desistiu, e mesmo sem a adesão de “nuestros hermanos” continuamos o nosso caminho para o objetivo que nos fixamos, em ter pela primeira vez em Portugal, os Mundialmente tão desejados e apreciados POPAI AWARDS.
Limitados à nossa dimensão, mas com o orgulho da angariação de quase 50 membros Associados em tão pouco tempo, em momentos difíceis e com os mais reduzidos recursos possíveis, continuamos o nosso caminho usando a “prata da casa” para atingir o pretendido.
Assim, quatro anos passados da constituição da POPAI Portugal, já bem reconhecida e apreciada internacionalmente na POPAI Global pelo seu esforço, determinação e dedicação, lançamos a 1a Edição dos POPAI AWARDS Portugal 2012.
Optando por uma inscrição e votação on-line, realizamos uma primeira edição de que muito nos orgulhamos, e onde muito aprendemos. Com uma participação de 77 peças inscritas, 26 reconhecidos Jurados da nossa indústria, entre Agências, Marcas, Distribuidores, Produtores e Universitários, 12 entidades concorrentes representando 26 marcas distribuídas por 13 categorias, terminamos com uma agradável Gala de Prémios em Novembro de 2012.
Podemos considerar uma meta vencida, e pronta para continuar, onde só poderemos melhorar e crescer, tornando os POPAI AWARDS Portugal, o acontecimento do ano, na Comunicação do Ponto de Venda.